"Taça Europa: Portugal com 3º lugar masculino e 4º feminino
A selecção portuguesa masculina foi este domingo terceira classificada e a feminina quarta, no final do segundo e último dia do Grupo B da I Liga da Taça da Europa de atletismo, em Salónica, Grécia, conseguindo ambas a manutenção.
Nesta competição, que funciona como uma segunda divisão em que se joga um lugar de acesso ao restrito «clube» das oito maiores potências continentais, Portugal ocupava a segunda posição em masculinos e a terceira em femininos antes das estafetas de 4 por 400 metros Contudo, a anfitriã Grécia venceu ambas e garantiu a promoção à Super Liga, enquanto a Holanda foi terceira na corrida masculina e segunda na feminina, obtendo o segundo lugar nos homens e o terceiro nas mulheres, respectivamente com mais quatro e 1,5 pontos do que Portugal em cada uma das classificações globais.
A acompanhar a Grécia à elite europeia vão estar a selecção belga masculina e a bielorussa feminina, ambas vencedoras do Grupo A desta mesma competição, realizado em Praga.
O luso-nigeriano Francis Obikwelu fez a sua primeira prova da época nos 200 metros, ganhando com a boa marca de 20,38 segundos, enquanto Rui Silva não teve dificuldades em triunfar nuns 3000 metros tácticos, em 8.09,74 minutos.
Hoje, Portugal ganhou mais quatro provas, a juntar às cinco que havia vencido sábado, ficando a ser a selecção com mais triunfos no sector masculino (7).
Surpreendente foi a vitória do jovem estreante Tiago Rodrigues nos 800 metros, com 1.50,75 minutos. Portugal conseguiu ainda um segundo lugar, através de Nelson Évora, que voltou a passar os 17 metros no triplo salto (17,03), marca que foi insuficiente para derrotar Dimitris Tsiamis, que bateu o recorde grego, com 17,55 metros.
No sector feminino, a principal figura portuguesa foi a veterana Fernanda Ribeiro, que ganhou os 5000 metros, com 15.39,09 minutos.
Naide Gomes perdeu o salto em comprimento por um só centímetro, frente à grega Hrisopiyí Devetzí (6,71 metros, 6,70 metros) e Vânia Silva foi igualmente segunda no lançamento do martelo (64,86 metros).
Diário Digital / Lusa "
"O velejador olímpico português Gustavo Lima conquistou ontem a medalha de bronze dos Campeonato da Europa da Classe Laser Standard em vela, disputado em Gdynia, na Polónia.
Lima, campeão do mundo da Classe em 2003, em Cádis (Espanha, terminou a 10.ª e última regata na 29.ª posição, o seu pior resultado na prova e por isso alvo de descarte, acabando a competição com um total de 48 pontos.
Em primeiro ficou o inglês Paul Goodison (40), seguido do polaco Maciej Grabowski."