sexta-feira, abril 04, 2008

"Francisco Caldeira Cabral - 1º Arquitecto Paisagista Português"




Trabalho de fim de curso(1998): Francisco Caldeira Cabral -1º Arquitecto Paisagista Português, por Gabriela Brás Lopes.

Trabalho orientado pelo Arquitecto Paisagista Luís Cabral (ARPAS – Arquitectos Paisagistas Associados Lda.) foi realizado com vista a, com estudos semelhantes, complementar a historiografia da Arquitectura Paisagista em Portugal, para que se divulgue este campo com eventuais publicações.




Francisco Caldeira Cabral nasce a 26 de Outubro de 1908, no Campo de Santana, Lisboa.
Acaba os estudos do Liceu num colégio Jesuíta em La Guardia, Espanha.
Vai a primeira vez à Alemanha com o intuíto de fazer o curso de Engenharia Electrotécnica (ao mesmo tempo que prossegue a sua formação musical). Curso que não acaba.

Ingressa no Instituto Superior de Agronomia no curso de Engenharia Agronómica, que acaba em 1936. O relatório final de curso inside no "Parque Nacional da Ajuda".
Consegue uma bolsa para ir estudar Arquitectura paisagista em Berlim, na "Gartengestaltung Universitat Berlin".
Casa com Alfreda F. antes de partir e permanecem em Berlim de 1937 a 1939. O seu primeiro filho nasce em Berlim.
Voltam para Portugal antes da 2º Guerra mundial começar.
O trabalho de fim de curso "Auditório de Sacavém".
Antes mesmo de regressar começa a trabalhar com o Arq. Konrad Wiesner no Estádio Nacional, e numa "Sugestão para o arranjo da Avenida da india e Belém" (datada de 22 de Dezembro de 1938).

Logo que regressa propõe a introdução do curso livre de Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Serão muitos os projectos feitos por sí, pelo seu gabinete ou nos quais colaborou. Desde o jardim particular, projectos de rega, "enquadramento paisagístico de vias, cemitérios, Parques (como o de Montijo, 1959-1963), Planos de ordenamento/pormenor, etc.

Também são vários e variados os seus trabalhos escritos, desde aquele que considerou a sua primeira obra, "As coníferas - breve estudo dos géneros de maior interesse silvícola e ornamental" IN AGROS, ano XIX, n.º3, 1936, às suas reflexões e/ou aulas escritas ao longo da sua via.


Para além do trabalho referido acima, outros trabalhos foram elaborados sobre projectos seus, sobre a sua obra...

- é publicado uma colectânea de textos de FCC "Fundamentos da arquitectura paisagista", pelo Instituto da Conservação da Natureza, 1993.

- "Proposta para a reabilitação do Jardim do Auditório", por Marques, Teresa, 1995;

- "Francisco Caldeira Cabral [1908–92]". LDT Monographs, Andersen, Teresa, 2001;

- "Do Estádio Nacional ao jardim Gulbenkian : Francisco Caldeira Cabral e a primeira geração de arquitectos paisagistas (1940-1970)", por Tostões, Ana, 1959-; Ramos, Manuel Silveira; Leitão, Alexandra Andresen; Martins, António Alves, 1953-
2003

entre outros...













(virá mais info)

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava de entrar em contacto consigo e ter acesso a esse trabalho já que estou a fazer uma biografia (mais pessoal) sobre o meu avô.

Não sei se lhe vai ser possivel estar nalgumas das actividades previstas para este fim de semana, caso sim, podiamos encontrar-nos.

os meus contactos são tomas.caldeiracabral@gemail.com e 91 600 66 54

desde já muito obrigado,

com os melhores cumprimentos

Tomás Caldeira Cabral

11:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home